Você seguiria o perfil da sua marca ou negócio nas redes sociais?
- Iasmim Santos
- 5 de jul. de 2019
- 5 min de leitura
Ao analisar a pergunta do título você vai se basear no que mais te atrairia, ou nas coisas que você mais gosta em uma rede social, até o ponto de seguir alguém, não é mesmo?
Começar um texto já questionando é uma maneira duvidosa de conseguir uma resposta de imediato, mas a pergunta que foi feita é muito fácil de ser respondida e ao longo do texto você vai concordar.

Para obter seguidores em uma rede social não é fácil, pois ninguém segue alguém que não o dará nada em troca. Nas redes sociais, principalmente, o que move as pessoas são o que elas ganharão ao manter fidelidade com um perfil; desde dicas, promoções ou aperfeiçoamento pessoal, mas tudo isso só será possível se o seu conteúdo for atraente, persuasivo e de ótima qualidade.
Conteúdo que atrai, gera valor para a marca ou personalidade que está usando ele para se consolidar.
Então o modo como você vai criar os seus conteúdos e melhorá-los, vai definir o futuro da sua empresa, marca ou qualquer negócio que tem como base, as redes sociais para se consolidar.
O seu conteúdo é atrativo?
Quando falamos em criação de conteúdo relevante para atrair, envolver e gerar valor para as pessoas de maneira positiva chamamos o marketing digital para entrar em cena.
Sabe-se que na sociedade atual, o ponto em destaque não é mais a necessidade de estar na internet, mas como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência, que já está lá.
Você precisa adotar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes. Uma das principais é o Marketing de Conteúdo, que é usado e recomendado pelos maiores especialistas do mundo.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.
Foi-se aquele tempo em que éramos obrigados a assistir passivamente aos comerciais de TV. Hoje, o público possui mais poder do que nunca para escolher o conteúdo que quer consumir e como responder a ele. E você tem o poder e o conhecimento para produzir exatamente o conteúdo que o seu público deseja. E como consequência, atrair o seu nicho.
Dificuldades
Profissionais tradicionais têm dificuldade em parar de falar de seus produtos e focar no desejo do público, que é um conteúdo realmente útil para ele. O bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.
Como você ajudou seu público no momento em que ele precisava o público passa a ter uma visão positiva sobre a sua marca. E as pessoas são mais propensas a fazer negócios com marcas que conhecem e gostam do que com marcas desconhecidas.
Conheça seu público relacione sua marca com seus seguidores
Outro passo importante para a produção de conteúdo bem-sucedido é conhecer muitíssimo bem as pessoas para as quais ele foi desenhado. Ou seja, aprender o máximo possível sobre seu público-alvo, com as informações que você tem em mãos.
Você já trabalhou com personas?
Personas são versões ficcionais de usuários reais que vão até o seu blog a procura de informações. Trabalhar com elas vai ajudá-lo a produzir conteúdo melhor, pois colocará na sua mente um usuário real que pode se beneficiar deste conteúdo. Ao dar um nome, hábitos e características para suas personas, baseado em dados reais, você tem o instrumental necessário para entendê-las melhor e produzir conteúdos mais ricos.
Uma vez que você entendeu bem para quem está escrevendo, poderá criar pautas melhores. E essa informação guiará sua estratégia de conteúdo.
Objetivo do Marketing
O objetivo do marketing é sempre trazer resultados positivos para a empresa. E, com o Marketing de Conteúdo, esse objetivo pode ser alcançado, já que tem como função, produzir um conteúdo interessante e valioso para o público, para que as pessoas reconheçam a sua autoridade em seu nicho e comecem a criar uma relação com a sua marca. Como:
· Criar um blog para escrever sobre assuntos que interessam a sua audiência;
· Manter perfis nas redes sociais para interagir com sua audiência e compartilhar conteúdos atrativos.
Alguns formatos que podem ser usados para produzir e divulgar materiais no Marketing de conteúdo:

1. Posts educativos
Eles são, em sua maioria, explicações de conceitos e uma forma de esclarecer dúvidas e resolver problemas dos nossos leitores.
2. Guias
São posts completos, extensos (eles possuem mais de 2000 palavras, no geral), que buscam explicar com passos detalhados o funcionamento de algo para nossos leitores. Sua linguagem é didática e objetiva, sempre com imagens que facilitem a visualização de tudo que estamos explicando.
3. Fala, CMO
Série de entrevistas com diversos profissionais do mercado sobre estratégias, desafios e a rotina de suas empresas.
4. Infográficos
Conteúdo visual produzido pelo time de design, com temas variados. A linguagem aqui é a mais simples possível: textos muito longos ou complicados dificultam a sua visualização.
Observe essas estratégias de marketing para você investir na sua empresa:
· Envio de newsletter
Newsletter é um boletim informativo encaminhado por e-mail para os clientes para divulgar novidades da marca, notícias e conteúdos interessantes.
· Periodicidade de envio
Você precisa definir a periodicidade de envio das newsletters para conseguir programar um conteúdo completo e com qualidade.
· Qualidade do conteúdo
Para encaminhar newsletter para um determinado usuário, você precisa ter acesso ao e-mail dele, certo?
Isso só acontece se ele sentir afinidade com a sua marca e te der permissão para iniciar uma conversa.
Quando isso acontece, você precisa ter muito cuidado para continuar entregando conteúdos úteis, que apresentem soluções, respostas e informações relevantes.
· Redes sociais
Hoje, é difícil encontrar uma pessoa que não use nenhuma rede social. É por isso que as empresas têm investido cada vez mais nesses canais para atrair clientes e divulgar seus produtos e serviços.
O ambiente das redes sociais é dinâmico e permite uma comunicação mais próxima com sua audiência, o que é excelente para quem precisa ganhar visibilidade e reconhecimento no mercado.
· Vídeos no YouTube
Os conteúdos em vídeo são uma das maiores tendências da internet, por isso as empresas têm apostado cada vez mais nesse formato nas suas estratégias de marketing digital.
Isso acontece porque os vídeos são materiais dinâmicos, de fácil consumo e compartilhamento. Além disso, eles permitem o uso de recursos que deixam a comunicação mais interativa e ainda aproximam o interlocutor dos usuários.
· Imagens mais chamativas
Seja em seu site, blog, redes sociais ou qualquer outro material, você não vai conseguir captar o grande público apenas com texto e conversas. Você vai precisar de um componente visual que chame a atenção de seus clientes de forma imediata e direta. Por isso há tanto investimento na qualidade e conteúdo de imagens.
O tempo de atenção do público é consideravelmente pequeno nas redes sociais. Você tem um intervalo de menos de um segundo para captar um olhar e convencer um indivíduo de que aquele conteúdo ou oferta é o que ele precisa.
Ao buscar produzir conteúdos completos e atualizados, perceba que é necessário esclarecer as principais dúvidas do mercado, sempre levando em conta:
· As necessidades do público;
· E a jornada do cliente: identifique os momentos da jornada de cada persona e produza conteúdos de acordo com a necessidade em cada fase.
Então, já pensou se seguiria o seu perfil em uma rede social? Se perceber que não o seguiria, a sua empresa precisa de marketing digital!
Você viu as principais estratégias de marketing digital que podem te ajudar a otimizar seus resultados. Agora é o momento de aplicar todo esse conhecimento na sua empresa e aumentar as possibilidades para o seu negócio.
Comments