top of page

Setembro Amarelo: “criando esperança por meio da ação”

  • Foto do escritor: Iasmim Santos
    Iasmim Santos
  • 1 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de set. de 2021

É fácil observarmos como as mudanças provocadas nos últimos tempos têm promovido muita incerteza entre as pessoas. E com a pandemia, que ainda estamos vivenciando, a saúde mental e emocional dos indivíduos precisou ser tratada com mais cuidado, respeito e empatia.


Um exemplo disso são os profissionais da linha de frente na pandemia da Covid-19, que apresentaram amplo cansaço físico e mental, além de carregarem o peso de terem levado o vírus para casa e contaminado familiares. Por isso, independente de classe social, idade, crença, etnia ou profissão a saúde mental dos indivíduos merece a nossa atenção.


Pensando nesse cenário atípico, o Centro de Valorização da Vida (CVV) utilizou como inspiração para este mês de setembro a frase: “criando esperança por meio da ação” sugerida como tema para o 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP). Para entender mais, leia o conteúdo abaixo!


ree


Qual o propósito dessa luta?


Conforme Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP), a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 800.000 pessoas morrem devido ao suicídio e que quase 80% de todos os suicídios globais ocorrem em países de baixa e média renda (LMICs). Para cada suicídio, há muitos mais que tentam o suicídio ou têm ideias suicidas graves. Além disso, o comportamento suicida causa um impacto profundo nas famílias e comunidades, com aproximadamente 135 pessoas afetadas por cada suicídio.


Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. E apesar do dia 10 deste mês ser, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Isso corresponde a uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.


O Centro de Valorização da Vida aborda que, quando criado, o Setembro Amarelo tinha por objetivo chamar a atenção para a prevenção do suicídio através da valorização da vida. O sentido era promover um movimento junto à sociedade. E ano a ano o assunto vem ocupando maiores espaços e vencendo tabus. Por isso, a importância de “focar na necessidade de ação, de cada um de nós, para fortalecer na sociedade a esperança de que podemos ser mais inclusivos e menos individualistas, dando a nossa contribuição para a redução no número de suicídios”.


Campanha Setembro Amarelo


O sentido de adotar a frase: “criando esperança por meio da ação” é promover, durante os 30 dias do mês de setembro, condutas, atividades e comportamentos, tendo com base esse conceito.


Conforme o Centro de Valorização da Vida “a ideia é inspirar a atitude, a esperança não passiva, uma esperança que provoca movimento e convida para a ação, seja coletiva ou individual. Ter esperança, acreditando que é possível, é o primeiro passo, mas não basta por si só. Todos nós podemos fazer parte das mudanças que queremos ver na sociedade, numa grande corrente pela vida, com atitudes construtivas para enfrentarmos juntos nossos medos e desafios, sempre atentos e dispostos a ajudar quem está mais frágil.”


Solicitando ajuda


Muitas pessoas não sabem com quem contar quando passam por problemas relacionados à saúde mental, por isso, a importância de acolher e direcionar da melhor forma os indivíduos ao atendimento adequado e aos canais que realmente poderão ajudá-los.


Para lidar com a saúde é preciso comprometimento e responsabilidade. Ao buscar ajuda procure por profissionais ou por pessoas que podem ser pontes te ligando a profissionais e caminhos que te ajudarão a vencer seus desafios.


Lembre-se “falar é a melhor solução” para mais informações acompanhe as redes sociais do CVV e do Setembro Amarelo e fique por dentro das ações, textos, lives e vídeos, que pretendem conscientizar e unir a sociedade na valorização da vida.


Acompanhe também o site do Setembro Amarelo www.setembroamarelo.org.br ou do CVV www.cvv.org.br. Ajude compartilhando esse texto com quem precisa. Até mais!

 
 
 

Comments


© 2018 por Iasmim Santos. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page