top of page

Como ser real nas redes sociais?

  • Foto do escritor: Iasmim Santos
    Iasmim Santos
  • 12 de set. de 2019
  • 4 min de leitura

ree
Foto: Arquivo do site.

Sabe-se que o Brasil é o 4º país do mundo com o maior número de usuários ativos na Internet, com aproximadamente 120 milhões de pessoas conectadas. Em termos de redes sociais, ocupamos o 3º lugar no ranking entre os cadastrados no Facebook, por exemplo.

E quando o assunto é rede social, um dos principais benefícios que pode ser percebido pelas empresas é a possibilidade de criar e estreitar relacionamentos com o seu público-alvo, através do que se expõe e do que se é nas redes.

Falar da realidade dentro da virtualidade tende a ser uma ideia, na maioria das vezes, complicada de conceituar. No entanto, promoverei através deste artigo, uma forma fácil e objetiva de entender esses conceitos. E por fim, utilizá-los na interação interpessoal das redes.

Real x Virtual

Real é o mesmo que "tudo o que existe", bem como a realidade, que condiz com aquilo que é verdadeiro, as coisas como de fato o são.

Já o conceito de virtual costuma ser muito amplo e permeado por várias definições de autores, mas que aqui nos atentamos a resumi-los: virtual é um adjetivo que, no seu sentido original, faz referência àquilo que tem a virtude de produzir um efeito apesar de não o produzir verdadeiramente.

No entanto, o conceito está atualmente associado àquilo que tem existência aparente e não propriamente real nem física. O termo é bastante corrente no âmbito da informática e da tecnologia para fazer referência à realidade construída através de sistemas ou formatos digitais.


Então a partir dessas definições, que tal ser mais real nas redes e, como resultado promover mais interação e visibilidade para seu produto ou marca?


Tudo isso só será possível se começarmos a agir de forma mais real, verdadeira com as pessoas que nos cercam: seguidores e público em geral.

Importância de ser real



ree
Foto: Arquivo do site.

Agir como um ser mecanizado dentro do universo virtual, na maioria das vezes não funciona. Isso tende a falsear perfis, o que também acaba por não atrair os seguidores ideais da maneira esperada.

Ser real é a forma mais exata e completa para atrair quem realmente concorda com seus ideais e que buscam por opiniões parecidas com a sua.

Quando se falseia, não encontramos naturalidade no outro.

Vemos sempre uma proposta de venda versus mercado um no outro. Esquece-se das particularidades de cada indivíduo.

É muito comum ver nas redes sociais uma forma de tratamento artificializado, como se os canais de ligação entre comprador e cliente estivesse lidando com programas de computadores e códigos da computação, ao invés de seres humanos.

Cabe ressaltar que uma linguagem de computador, ou seja, uma forma mecanizada de organizar nichos não combina com pessoas, pois estas estão aptas a sentir, questionar, querer, pensar e sugerir.

Então, a melhor forma de ser real é começar a tratar seu público da forma como eles gostariam de ser tratados.

O público quer que seus desejos sejam atendidos e suas necessidades sejam supridas e para isso precisa-se entender que cada indivíduo tem um perfil diferente, cada seguidor tem um determinado querer e tratá-los igualmente de forma homogeneizada, não produz resultados significativos.


Por isso separei 3 dicas para melhorar o relacionamento do seu cliente com a sua marca:


ree
Foto: Arquivo do site.

1. Público-alvo:

Através da sua comunicação você deve deixar claro qual é o seu objetivo em ficar popular nas redes sociais.

Em seus vídeos, postagens ou fotos você deve informar para o seu expectador ou fã porque você está fazendo. Por que é importante deixar claro seu objetivo? Porque você precisa se conectar com o seu público-alvo, não adianta você ter uma afinidade com um público entre 35 e 50 anos e criar conteúdo ou ter uma linguagem para pessoas entre 18 e 25 anos.


2. Focar no que você mais tem afinidade

Digamos que você é ótima em criar, fazer e editar vídeos. Então faça vídeos para o youtube e alimente seu canal. Ou você é ótimo em tirar fotos e editar com photoshop, crie um canal no Instagram e faça sucesso.

Se você tem uma desenvoltura para escrever textos interessantes, use o facebook e crie um blog para deixar as suas poesias online.


3. Interaja: Seja gentil

Por favor, não deixe seus fãs e seguidores no vácuo, ou melhor, sem reposta, mesmo que seja um comentário falando mal do seu trabalho, você pode responder perguntando o que ele não gostou e o que pode melhorar. Se algum fã mandou whatsapp e se identificou, responda com a maior atenção possível. Tem comentários no seu vídeo do youtube ou no facebook? Curta o comentário e se possível responda.


Resultado


ree
Foto: Arquivo do site.


Se estiver fazendo um trabalho bem feito e honesto você alcançará o sucesso, e popularidade.

A forma como as relações são sentidas influencia diretamente na forma que o consumidor enxerga e se sente em relação à empresa, afetando o seu comportamento de compra e, até mesmo, o boca a boca. Isso porque a relação de uma pessoa com a marca afeta a percepção dos outros consumidores de forma significativa.

Contudo, para estabelecer vínculos é necessário que as empresas invistam em ferramentas de comunicação mais eficientes e diretas, para que o cliente seja atendido de forma personalizada e se sinta ainda mais valorizado.

Referências:

 
 
 

Comments


© 2018 por Iasmim Santos. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page