top of page

Dúvidas sobre como se inserir no mercado publicitário?

  • Foto do escritor: Iasmim Santos
    Iasmim Santos
  • 17 de dez. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de fev. de 2019

Venha conhecer as estratégias para avançar nesse mercado de maneira efetiva


Iasmim Santos


ree

Foto: Ighor Medeiros

A Comunicação Social adquiriu centralidade nas diversas áreas de conhecimento,

destacando-se em seu papel de gestora dos processos nas instâncias decisórias de empresas,

órgãos públicos ou privados e comunidades.

A Publicidade também é uma área do conhecimento, dentro da Comunicação Social, que estuda não só a técnica da atividade, mas também sua função nas relações sociais e culturais. Afinal, se ela está tão presente no nosso dia a dia, ela participa das nossas vidas.

Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.

Porém, essa é uma definição limitante da publicidade, que envolve muito mais que a compra de um produto.

Visto isso, a procura pelos cursos de publicidade e propaganda fez aumentar o fluxo da concorrência, e consequentemente também, aumentaram as dúvidas referentes às opções de carreira e como o mercado as acolhe.


Vem conferir os entrevistados escolhidos para nos responder questões referentes aos profissionais multimídias:

O que mais falta atualmente, em um publicitário?


ree

O publicitário, especialista em marketing e analista de conteúdos Alan Casaes diz que falta “aprofundamento de conteúdos, visão estratégica, e principalmente geração de resultados”.

O publicitário diz que os trabalhos que ele costuma analisar possuem um teor crítico muito raso, e acredita que o imediatismo ocasiona isso. Ele ressalta que “é necessário estar sempre atento nas tomadas de decisões para driblar esse mal que nos afeta no momento”.


Quais cargos costumam despertar o interesse no estudante, ou trabalhador na área publicitária?


No artigo: O jornalismo feito para a comunidade e inserido no "novo espírito do capitalismo", Rodrigo Viegas e Lívia Mendes expõem ideiais a respeito do desenvolvimento de novos cargos, e subdisciplinas que se dão em consonância com os novos imperativos de racionalidade que caracterizam a empresa capitalista contemporânea como um tipo peculiar de organização social que busca não somente obter desempenhos mais eficazes e eficientes de produção como também procura resolver conflitos, divergências e antagonismos que possam colocar em jogo esse desempenho:

Com a estratégia empresarial, desenvolveu-se o domínio dos mercados e da livre concorrência; com o marketing, o domínio do circuito de distribuição, dos clientes e de seus comportamentos aquisitivos; com a gestão de compras, o controle dos fornecedores; com as relações públicas, o da imprensa e dos poderes públicos.

Contudo, Alan diz que “é crescente a demanda na área digital”, por ser um setor atrativo. “Em contraponto em Feira de Santana, está havendo uma escassez de profissionais na área de criação, direção de arte e redação”, e ele então, aconselha aos novos profissionais certa atenção nessas áreas, mas sem deixar de vislumbrar outros possíveis cenários.



ree

A estudante no 4° semestre de publicidade e propaganda, Nathália Abreu diz que no cenário moderno, falta multifuncionalidade. O publicitário necessita saber um pouco de tudo, visto que é uma área ampla, acrescenta.


Perguntas referentes às especializações e obtenção de destaque nesse curso, não poderiam faltar por aqui!


Quais especializações o publicitário pode obter maiores destaques?


O ideal é que os novos publicitários pensem nos setores que terão carência em mais ou menos cinco anos, isso é o que nos diz Casaes. Além de salientar que “especializações na área de análise de dados, gerenciamento, entretenimento e comportamento de consumo trazerá um grande destaque”. Casaes põe em foco também, a importância em se dedicar aos setores de direção de arte, redação e planejamento, pois segundo ele, são setores que não deixarão de existir.


Se você pensou que deixaríamos de perguntar sobre as maiores dificuldades que um publicitário encontra no mercado de trabalho, está enganado!

Quais as maiores dificuladdades que os publicitários recém-formados encontram no mercado de trabalho?


A vista disso, o publicitário Alan Casaes diz que “O mercado de trabalho exige expertise não só em criatividade como há tempos atrás, mas também análise de mercado, visão estratégica, domínio em mais de uma ferramenta, e leitura de dados”. E acrescenta a estudante Nathália Abreu que a publicidade não é só digital.



Referências:

http://www.scielo.br/pdf/interc/v40n2/1809-5844-interc-40-2-0111.pdf

https://rockcontent.com/blog/publicidade/

Comments


© 2018 por Iasmim Santos. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page